segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

EU NÃO SOU POETA!

Poetas são mentirosos. São doentes. Não se amam. Reunião de poetas é desabafo de patéticos anônimos, que logo se avisam no publicar de qualquer lágrima. Poeta é uma eterna tentativa de ser gente, de ser alguém que chore por viver a verdade. Poeta chora por uma mentira inventada, por uma solidão inexistente. Poeta não tenta nada. Não luta. Poeta nasceu para sofrer e só é reconhecido quando morre de dor. Poeta? É melancolia, agonia barata, grito que não se ouve, grito que não se salva. Poeta não é gente, não é ninguém, não é nada. Poeta não é ser social, não é imortal, tampouco reconhecido como algo de valor. Poeta é marginal. Está à margem do ser, do saber e da perspectiva. Poeta? É uma eterna tentativa de ser gente. Poeta vive em um poço sem fundo e sem entrada, poeta não é nada, é sempre tentativa de ser. Poeta é anunciação do enlouquecer, é querer ser louco. Poeta é muito pouco, poeta é quase nada. Poeta é contradição, é um covarde escondido, um pedaço de chão, um sobejo largado, um prato furado, um pedaço de pão. Poeta não faz poesia, poesia não se faz. Poeta não existe.

2 comentários:

entreaspas disse...

Esse seu texto me lembra um meu, meio antigo.

Despoesia

Escrever é ter vivido.

Conviver com a vida é poesia.

Brincar com a palavra, não.

Poesia é brincar com a vida na mão.

Cantar é brincar com a vida na voz.

Não existe poesia sem experiência. Só especulação.

A língua não está a favor de quem não se permite viver.

A língua dói na cabeça de quem ousa exigir a palavra que não vem.

Palavra que não vem é pimenta nos olhos de quem escreve.

Palavra é escravidão dos que pretendem. Os que são, já são. Não precisam querer, não se prendem.

Palavra é liberdade dos que vivem.

Eu não escrevo. Escrever não existe.

Eu existo. É isto, eu existo.

Escrever não.


Saudades de quando trocávamos essas pirações. ;)

Beijo!

Tenório Cavalcanti disse...

Ah, eu lembro bem desse texto, aliás, foi um dos primeiros seus que li. Hehehehe. Obrigado pela presença, Tachinha Vermelha!

sala de visitas t e n o r i o c a v a l c a n t i

Powered By Blogger